sexta-feira, 29 de setembro de 2006

Portfolio - 3

"Às vezes era bom que pudessemos esquecer os problemas muito facilmente"



Tentativa baseada no 4º filme do Harry Potter ( "e o Cálice de Fogo" ), em que Dumbledore consegue tirar pensamentos com a varinha, e po-los no seu pensatório.

quinta-feira, 21 de setembro de 2006

Portfolio - 2




Particulas.. confesso que não fico grande coisa, pois o efeito em si tem que ser aplicado noutro contexto.

Se alguem quiser que eu faça umas "magias" com o seu nome, terei todo o gosto em aplicar o que eu sei para que fique bem.

terça-feira, 19 de setembro de 2006

Eu no País da Ignorância

Sinto, sem dúvida, uma grande revolta dentro de mim.

Sinto que , alem de estar em Portugal, estou no País da Ignorância. Ou da Imitação. Ou, como diria o grande génio da filosofia, Pedxong, em "Ecos de Genialidade" (http://pedxong.blogspot.com): estou na Tugalândia.

Sinto-me preocupado. Quando oiço dizer que a Filândia tem a melhor educação da Europa e que tem ensino gratuito até ao fim da faculdade, sinto-me precupado. Gastam menos que nós, e o ensino é mais eficaz. Afinal, estamos mesmos na Tugalândia. Custa crer.

Sinto tristeza.

Sexta tive o primeiro dia de aulas. Sexta tive Área de Projecto. Reparei que vão ser horas perdidas, a tentar desenvolver um projecto, que segundo o Ministério ( o qual não sabe bem para que serve a disciplina. Óbvio, se soubesse não estariamos na Tugalândia ) vai desenvolver a minha cidadania e a minha democracia.

Sexta recebi outro informação que me deixou ainda mais preocupado. Vamos ter aulas de substituição.
Nem eu, nem o André, nem o Ferreira, nem o Lino, nem o Lilo, nem o Pedro... ninguem soube dizer nada.
Se tenho um lado-oculto, serve essencialmente para pensar em conjunto. Sei que as aulas de substituição tem uma grande ideia por trás: colmatar eventuais atrasos na matéria, caso o professor falte. Mas!... mas o problema, é que estamos na Tugalândia. E cá, ninguem sabe organizar as aulas de substituição.

Sinto uma grande revolta dentro de mim, quando, durante hora e meia, a minha professora de Área de Projecto leu umas informações do Ministério, que nem ela percebia bem. Durante hora e meia, ela leu sem parar, ou melhor!... parou. So que para dizer: "podem falar, enquanto eu estou a ler isto em voz alta, mas baixinho".

sexta-feira, 15 de setembro de 2006

O sentido da letra de uma música.....

.... pode ter diversos significados, variando com quem a canta, e com que intenção.

16:20. Algures no Metro, entre a Praça de Espanha e São Sebastião. Os solavancos do "comboio" faziam-me ir fechando os olhos, o sono apoderava-se imperiosamente de mim. Mas antes de eu cair no mundo escuro e fechado, algo me "arrebata".

Era o som de um acordeão. No fundo da carruagem aproximavam-se duas crianças: um rapazito muito sujo, que segurava um acordeão, enquanto tocava alguns acordes, e uma rapariga, ainda mais nova que o rapaz, que trazia na mão um copo do mcdonald's. Estas cenas "tocam-me" sempre. Mas esta de maneira especial.

Enquanto passavam, algumas gargalhadas iam acompanhando a quase inaudivel musica, que o rapaz ia tocando. "Mas o que raio é que terá piada, numa situação destas?" pensei eu. Estavam cada vez mais próximos, e eu continuava sem perceber a razão de tanta graça.

Até que, eu mesmo não pude deixar de fazer um grande sorriso:

O rapaz tocava a musica "Pobre dos Ricos", da Floribella, e cantava ( ou melhor, berrava ) o refrão da letra:

"Não tenho nada e tenho tenho tudo
Sou rico em sonhos e pobre pobre em ouro
Do que me importa se todo esse dinheiro
Não compra amigos, estrelas o amor verdadeiro"

A rapariga vinha à frente dele, com o copo estendido. As pessoas sorriam, e não deixavam de dar umas moedas. Eu próprio não pude de deixar de dar alguma coisa. A letra correspondia inteiramente à situação. E o mais estranho é depois pensar na Floribella a fazer marketing com isto.

Talvez seja por isso que se diz: "Deus escreve direito por linhas tortas."

sexta-feira, 8 de setembro de 2006

Pensamentos soltos em cabeça organizada

Meia noite.

A lua brilhava, como há muito tempo não a via. Sozinho, fui para a enorme varanda do meu andar , e reflectir sobre muita coisa.

Verão. Teve do melhor, e do pior. O acampamento foi excelente, como sempre, e a boa companhia, 24 horas por dia, de todos os amigos com quem não pude estar regularmente durante o ano, fez-me sentir maravilhosamente bem. O pão e as maças, os "bueeee", o "nós aqui gostamos é de complicar", o canyoning, os jogos tradicionais, tudo maravilhoso. O regresso... bom, o regresso tambem foi optimo. Deixa sempre saudades, principalmente as demoradas despedidas que fazemos no final. Mas mal cheguei a casa, sozinho,recebi a pior noticia da minha vida. Sozinho, chorei e recompus-me. Sozinho tentei lidar com uma situação tão desagradavel. Hoje sei que são as "inevitablidades da vida". Não posso deixar de salientar as mensagens e telefonemas de apoio que recebi. Obrigado.

Regresso às aulas. Não é, para mim, uma "dor de cabeça", como era antigamente. Custa, claro, voltar ao ritmo acelerado, cheio de azafama, muitas vezes sem tempo para olhar para trás e fazer um balanço do que se tem feito. D.PedroV, IGL, e catequese.

André, Ferreira, Lilo, Lino. Heterónimos do Eu. Cada um pertence a um local diferente, cada um representa um Eu diferente. Nao porque eu queira, mas porque assim acontece. É realmente engraçado ver como cada um actua, como cada um reage. Incrivelmente, por mais tentativas que faça, acabam sempre por serem eus diferentes. O ambiente altera-me. Definitavamente.

Uma da manha.

Uma hora a pensar, ou a tentar faze-lo. Muitos outros pensamentos foram voando pela minha cabeça, soltos, enquanto alguem os tentava apanhar. Muitos deles sao mais restritos, mais pessoais, e como tal, nao posso aqui por.

A lua continua a brilhar. Brilho belo. Não magoa. Brilho silencioso. Brilho relaxante.

Uma e dez da manha.

Volto para dentro do meu quarto. Olho para o órgão electrónico. Nao resisto, e vou tocar a Toccata em ré menor, BWV 565, a mais conhecida de Bach entre os mais leigos na música. Uma, duas, três, as vezes que forem precisas até estar realmente cansado.

Uma e meia da manha.

Amanha é outro dia.... e a lua ainda brilha.

segunda-feira, 4 de setembro de 2006

Portfolio - 1

Resolvi criar um espaço neste blog onde possa por todos os meus trabalhos de efeitos especiais, grandes ou pequenos, melhores ou piores, para obter criticas e sugestoes, para obter uma fonte ainda maior de imaginação. Serão denominados Portfolio.





Eu contra eu, no rapido jogo de palavras. =)

sábado, 2 de setembro de 2006

The Hidden Jedi

Comédia, acção e traição. Um "filme" de P. F., com L. G. e A. F. .

Absolutamente imperdivel. Brevemente, aqui, no Lado-Oculto.