terça-feira, 30 de outubro de 2007

Halloween

Posts Paralelos: A Cacao escreveu algo sobre este tema aqui, no blog Dedos Livres.

O primeiro tema dos Posts Paralelos é sobre este magnifico dia. "Magnifico?" penso para mim enquanto escrevo...

Esforço-me para lhe achar uma certa piada, mas não consigo. Adorava entrar no espírito do dia, mas obviamente que Portugal é o local menos apropriado para o fazer.

Dada a minha certa ignorância sobre o tema, resolvi ir pesquisar melhor acerca disto. Primeiro facto interessante é de que a designação de "Dias das Bruxas" so é usada pelos povos de Lingua Portuguesa, não sendo nenhuma tradução do estrangeiro. E que muito possivelmente o Dia de Todos os Santos terá sido imposto pela Igreja para evitar esta "desavergonhice" que certos povos andavam a fazer :P

Tentei lembrar-me das vezes que se fez alguma coisa entre a malta, no noite do Dia das Bruxas. Preferi nao lembrar-me: acabou sempre por haver porcaria!

Um ano, acho que foi no 8º, organizou-se uma discoteca na escola, que começou e acabou às moscas. No 9º ano fez-se um jantar, depois de jantar alguem teve a excelente ideia de se por a gozar com as pessoas que passavam de carro, até que passou alguem que não gostou la muito do jogo, e dei por nós a correr como loucos enquanto o carro nos "perseguia" lentamente.

A partir daí limitei-me a olhar o cemitério à noite, que consigo ver aqui de casa. "Blurgh!", dizem voces. Mas nestes dois dias (Halloween e Todos os Santos), o cemitério fica momentaneamente iluminado pelas milhares de velas que as pessoas deixam acesas.

Acho que me vou ter que esforçar um pouco mais para ver se passo um Halloween diferente! Mas interessante interessante vai ser a mitica pergunta de: "Então digam lá como foi o vosso Halloween?" aos putos da catequese, e ouvir as respostas mais estapafurdias que nunca esparia ouvir! É o que dá ser criança..!

sábado, 27 de outubro de 2007

Posts Paralelos

Este mundo dos blogs é imenso, já se sabe. Diferentes opiniões escrevem-se diariamente, embora as pessoas nunca as cruzem, porque não sabem.. que há outras opinioes.

Bom, pondo o Pedro de lado ( que tem andado desaparecido nestes últimos dias ), sugeri à Cacao (autora do blog Dedos Livres) que fizessemos algo que cruzasse opinioes. Mas de uma maneira.. diferente, ou seja, são temas escolhidos por nós, e em cada semana preparamos um post acerca desse tema, contendo o que cada um bem entender (texto, imagens, video. O que cada um entender)

Acho que será interessante (no minimo, e divertido de se fazer tambem), e assim pertende-se isso mesmo: ver dois olhares diferentes sobre exactamente o mesmo ponto.

Sinceramente não sei o que sairá daqui, mas tou curioso :P Esta semana já deve saír algo sobre o primeiro tema ( que so revelaremos quando pusermos o post [acho eu] ).

Posts Paralelos (nome dado pela Cacao), brevemente, aqui e mais uma vez aqui

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Fim

Sorriste, sei que sim. Tu, e toda a nossa grande familia que se encontra ao teu lado e que estava a olhar para nós naquele momento.

Sorriste com uma leve dor de barriga, porque não querias que nada daquilo estivesse a acontecer. Leve? Ok, fortissima. Eu tambem nao queria, e ela tambem nao queria.

Ouviste tudo o que eu disse, e nao tenho duvidas de que ficaste orgulhoso. Pera, sabes que nao fiz isto para tu ficares orgulhoso. Nem sei donde veio esta força para fazer isto tudo.

Não perdi nunca a cabeça, e senti que estava a transformar aquilo a que se chama Amor em algo que... hum... tu percebes, em algo taooooo mais à frente do que isso! Entreguei-me, de maneira a estar sempre ao lado de quem merecia muito mais. Não virei costas, não fiquei frustrado nem chateado, porque.. nao consigo e nao quero. E ela merece muito mais que isso.

Hoje senti-me plenamente O André. Não que não o andasse a sentir nos outros dias, mas isto tudo tem sido tao estranho, desde a entrada no IST, que so agora pude sentir-me como sempre fui nestes 4 meses, e no resto da minha vida (mas mais ainda naqueles 4 meses, recordo-te): André. Porque fiz algo que representa tudo o que sou e tudo aquilo que serei, porque herdei de alguem.

E hoje tu sorris, e eu tambem, porque caminho ao lado daquela pessoa que tu um dia me apontaste.

Saí de lá de cabeça erguida, de sorriso aberto, de lágrimas a cairem. Que tripla... Mas foi assim.
Não há justiças nem injustiças, embora ache que isto tudo seja.... sim, injusto.

Deixemos Lado-Ocultos de lado, deixa-me falar-te sendo eu, o André. Deixa-me pedir-te desculpa por tudo o que eu disse. Não merecias sequer que tivesse desviado o olhar de ti. Sei que não me abandonaste, mas isto é tao angustiante que sinto mesmo isso. Mas sei que nao. É tentar viver com um espinho cravado no coração, que tu docilmente me foste pondo, e para o qual eu olhoo....e sorrio. Serei parvo? Masoquista? Não, se é assim que o queres, sei que um dia mais tarde te darei graças por teres feito isto tudo. Nao sei como, nem porque, mas fa-lo-ei.

Ver-te-ei sempre 2 vezes ao fim-de-semana, (como te deverei tratar: Senhor? Jesus?), na Missa dos Escuteiros (é irresistivel ouvir aquele coro. Mesmo!!) e na minha Missa (ainda mais aliciante :P). E ainda nao te esqueças que todas as sextas ( e aproveito a conversa que estamos a ter para alertar todos os que estejam a ler isto), entre as 15 e as 17, la estarei eu, a tocar Órgão na Igreja da Luz, a fazer aquelas figuras meio apalhaçadas enquanto tocas, mas que tu nao te importas com isso (nem com o som, obrigado :) )

Olha por mim, e por ela.

Porque nestes 4 meses puseste em mim o sonho de uma criança. E ainda tenho esperança de que esse sonho, apesar de tão utópico e tão magico.. seja realizado!

Amen!

sábado, 20 de outubro de 2007

Lado-Oculto

E se o Pedro existisse mesmo, seria ele. Sem dúvida.

Chegou-se ao pé de mim, com os seus simples modos. Olhou para mim, eu olhei para ele, baixei a cabeça e continuei a trabalhar. Passado algum tempo dirige-me a palavra, dizendo:

"Estás triste, estás apaixonado e com medo de a perder..."

Estarreci. Parei. Congelei. "Quem és tu?" era a pergunta que mais me saltava à cabeça. "Quem és tu para chegar, olhar e decifrar o indecifravel?". Mas nada disse. Limitei-me a olhar, estupefacto, para a personagem que se encontrava à minha frente.

E debitou verdades inabalaveis acerca do amor. Perguntei-lhe: "Como sabes isso tudo?"

Respondeu: "Não interessa."

Na sua simplicidade, sorriu. Mas era um sorriso de quem vive dentro de si mesmo. De quem aprende as verdades da vida à custa de si mesmo, sem ninguem. Mas continuava a sorrir.

"Descansa, é ela.", disse-me nas entrelinhas.

Saiu, sem dizer nada. Saiu como entrara, numa forma muito simples de se movimentar. Porém, antes de sair, disse apenas:

"Não me procures conhecer. Sou e vivo sozinho. Não tenho alma.". E saiu.

(História verídica, embora com alguns pequenos aspectos alterados.)

Se o meu Lado-Oculto existisse verdadeiramente, não exitaria em dizer que ele seria ele. Mas algo torna o meu Lado-Oculto impossivel de reproduzir na realidade: de vir de mim para mim.

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Fugir





GRITAR! Cantar! Imaginar! Irritar.... Correr!

DESANIMAR..... Falar! Pensar! Baixar os braços.... AMAR! Desistir...

Ofender..... Sorrir! EU! BERRAR! VIVER!



E aparece-me uma súbita vontade de correr, gritar, fazer mil e uma coisas que fujam mesmo da rotina.. Fugir da rotina. Preciso disso. Urgentemente!

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Como?


Cabeça descaída, rosto pálido. A luz entrava pela janela, e em vez de iluminar, dava um aspecto sombrio à cena, na qual eu próprio estava envolvido.

Como era possivel ter chegado aquele estado, perguntava-me. Sou uma autentica sombra do que fui. A pior parte de mim, aquela que todos tentamos esconder, revela-se. Porquê, pergunto-me. Porque é que tem que ser assim? Se alguem, há 2 meses atrás, me tem dito que isto tudo iria acontecer, eu tinha soltado uma enorme gargalhada. Agora ainda o faço, mas surpreendido como tudo fui acontecer.

Pedro chegou e sentou-se ao meu lado, sem nada dizer. Olhei para ele, mas não o conseguia ver.

"Desistir, não?" , disse-me, numa voz que tremia. Tambem ele estava incrédulo.

Fiquei parvo. Como podia ele dizer isso numa altura destas, pensei. Ainda não estava em mim, depois de ele ter dito aquilo, quando de repente ele chega-se ao pé de mim, e sussura-me algo ao ouvido. A voz dele tremia profundamente, e percebi perfeitamente que ele tinha estado a chorar bastante.

"Mas que... Mas estás parvo? Que se passa?", perguntei-lhe, enquanto me levanta, decidido a não fazer nada do que ele estava a dizer. Pedro, o meu lado-oculto, aquele que aparecia sempre nas alturas em que eu não estava lá muito bem, estava decididamente alterado.

Percebi-me rapidamente que era a minha vez de ser decidido, era a minha vez de dizer alguma coisa, era a minha vez de ser A voz. Acalmei-me, respirei fundo e disse:

"De certo te lembras da história das pegadas, de Jesus?" Pedro nada disse, mas percebi-me que sim. Continuei.

"Nunca penses que estás sozinho. Nunca penses que és o único ser do mundo que sofre." Quando disse isto, parei um segundo. "Elah", pensei, "ando a evoluir!". E sorri. Talvez isto seria uma daquelas coisas que estava sempre à espera que alguem me dissesse , e que eu nunca chegaria à conclusão por mim mesmo. Mesmo sendo algo tão.. trivial.

"Como podes falar em desistir? Assim, dessa maneira cobarde...? Nunca foi nada teu, esse tipo de cenas. Que se passa?"

Pedro levantou a cabeça. Tinha-se chegado para a luz, e a sua cara estava completamente lavada em lágrimas. Eu estava petrificado. Nunca o tinha imaginado assim, e de repente...

"Desculpa... Desculpa..." , foi a única coisa que soube dizer. Levantou-se, olhou-me nos olhos e saiu.

Eu continuava parvo. Mas afinal que se tinha passado ali? Afinal não era eu que tinhas razoes de sobra para estar triste? E no entanto soube-lhe dizer para não desistir. "Irónico", pensei.

Então apercebi-me de tudo o que se tinha passado. Deu para eu me aperceber, e cheguei à mesma conclusão enquanto gritava:

"NUNCA DESISTIR!!"

Mas rapidamente me calei, não fosse alguem ver a estranha figura que acabara de fazer, do outro lado da janela. Saí da sala, com um sorriso a aparecer na minha cara. Olhei para trás. E a luz, que dava um aspecto sombrio à cena, de repente iluminou mesmo.

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

IGL


Chegou ao fim esta aventura.

Com orgulho chamei-lhe casa, com orgulho fiz parte desta família. Não entrei por vontade própria, mas fui-me apercebendo da enorme importância que era pertencer a esta escola.

Perde-se a conta às horas passadas na sala dos Alunos, a falar acerca de tudo e de nada. As amizades feitas, foram para além de amizades.

Julgo na obrigação de explicar a minha saída, a razao de nao dizer nada a ninguem, e ainda um grande agradecimento.

Este era um ano de muita mudança. Com a entrada na faculdade, o tempo que eu precisava era imenso e nesta semana e meia que passou, depressa me apercebi que não iria aguentar, visto já estar sufocado de trabalho, e ainda em nenhum dos lados (IGL, IST) o ritmo de aulas encontra-se no seu melhor.

Sei que muitos argumentarão que há imensas pessoas a fazer IGL com faculdade. Sim, é verdade. Mas só há duas que estão a fazer IGL com IST, e fala-nos a expriencia que as duas coisas costumam ser por norma incompativeis.

Falei imenso na minha saida do IGL há uma semana atrás. Mudei de ideias, garanti a toda a gente que nao, mas chegou a hora. Não há volta a dar. O meu horário nao se pode reduzir mais, e sei que há alturas que temos que escolher entre o que nos agrada e o que está certo. Por mim passava os dias no IGL, mas não pode ser assim. Sei que não iria seguir música, e se assim é, tenho que tentar fazer bem o IST, do que propriamente arrastar as duas coisas, arriscando a não fazer nenhuma delas bem. Não tenho dúvidas que daqui a uma semana me vou arrepender de tudo o que fiz, mas sei que é o correcto.

Sei que estou a "trair" algumas pessoas. O que me custa nisto tudo é abandonar o Mestre, o professor António Esteireiro. Se sou "alguem" a tocar órgão, é a ele que devo tudo. Aprendi, com ele, lições não só de música, mas de vida tambem. É assim a vida. Perder as coisas que mais gostamos parece uma constante. Até quanto vai deixar de assim?

Chegou a altura dos agradecimentos:

Tiago Oliveira - Bem tentaste, meu amigo, bem tentaste :P Acabamos os dois por passar tempos iguais, se é que me entendes. Julgo que devias deixar o piano e passar para órgão. Lol! Deixa é de fazer essa vibrato irritante na voz quando cantas! Ahaahaha, brincadeiraaa.

João Pedro - Fazemos percursos exactamente diferentes: Tu sais de LMAC para continuar no IGL, eu saio do IGL para continuar em LMAC :P Acho que, cada um, na sua maneira de ser, fez a opção correcta. Não duvido que daqui a uns anitos vou ver umas composições tuas!

Maria Guilhermina (Magui) - Deves tar com vontade de me esbofetear. Eu sei, eu prometi-te que nunca saira do IGL este ano. Desculpa, mas teve que sair assim. Acho que evoluis-te: Ainda me lembro dos dias em que entravas na sala de Alunos, a berraaaar, e a distribuir beijinhos por toda a gente, feita tia! lool, mas agora tás bem melhor. Acho que uma certa pessoa de te fez bem à cabeça, e nós sabemos quem foi!

Ana Gomes - Viva a Presidente! Incrivel, em menos de um ano criámos um Associação de Estudantes ( a primeira! ) do IGL, e ainda nao foi reconhecida! Bah, burocracias :P E nunca tocámos algo para órgão e violoncelo. Que crime! Enfim... tenho saudades dos jantares do Coro Gregoriano, acho que era muito bem oferecidos! Ahhh, é verdade: ainda tenho aqui a gravação do nosso concerto na Assembleia da República.

Lea - "Leaaaa! Yaaaah! Yeaaah! (Posição de Guerreio do Espaço)! AHHHHHH!" Loool, quem ja viu esta cena, sabe do que estou falando. :P Vá, perdeste S E M P R E as discussões que tivemos acerca do ensino do órgão em comparação com o ensino do piano. Hum, nem sempre. Mas quase! Bolas, já nao vou poder gozar com a altura: Prof Armando [em Modalidae]: "Quem é que daqui é baixo?" "Nós todos aqui atrás. E a Lea tb" :P

Pedro Damásio - Ahahahahhhahaha! Somos a pior dupla que já passou por Canto Gregoriano. As nossas técnicas únicas para fazer uma boa perfomance são demais. Incrivel, saio do IGL sem nunca me teres dado boleia, nesse carro que dizes ser teu :P Agora é que vejo: com a minha saída ficas mais exposto em CG :P E ainda por cima tens a Lea à tua frente, portanto és um alvo a abater por parte do prof! lool! Continua o mestre do piano, que eu vou tentar aparecer nos teus concertos deste ano.

Diana Lucas - Era ingrato, no minimo, não escrever nada a quem me deu mais de (hum.. deixa ca fazer as contas :P) 20 boleias. Acho que nunca te devias separa desse mitico carro, que é um autentico candidato ao Pimp My Ride :P Bom final de curso, senhora advogada (isto é para remendar aquilo que eu disse de "Pseudo-Advogada".

Obrigado a todos, com os quais passei excelentes momentos:

André Baleiro, André Lourenço, Ana Raquel, (Nao, nao vou por isto por ordem alfabética!), Pedro Zurzica, Francisco, Filipa, Grilo, Pedro Pombo, Mariana Martins, Mariana Cardoso, Mariana Lemos, Leonor, Rita, Vânia, Luís, Tiago Martins, Tiago Amaro, Joana Amaro, Ricardo, Pedro Freitas, Leonor Frazão, Wilson, Manel, Laura, Maria São Pedro, Bayley, (...).

IGL sempre.