sexta-feira, 25 de julho de 2008

Onde encontrar o Senhor?

Prometi este post quando os olhos ainda me pesavam, a cabeça ja nao funcionava bem, e quando olhei para trás e vi-te a dormir. Na altura Pedro riu-se e sugeriu-me que escrevesse, ali mesmo, o post. E com um caderno imaginário (cuja tinta nao prende muito bem e tenho dificuldade em decifrar o que, imaginariamente, escrevi) propus-me a tal tarefa.

Apercebi-me de uma coisa fantastica: nao temos horas de conversa, e no entanto ja te conheço há tanto.. tanto tempo. Provavelmente ainda andava de mao dada à minha mae, e ja sabia quem tu eras. Enfim.. crescer-se na mesma paróquia dá nisto!

Outra coisa fantastica foi o facto de querer escrever o post, nao porque estavas a dormir, mas talvez porque.. porque sempre achei que a nossa maneira de reagir nos grupos em que cada um está inserido é muito identica. Paro e tento perceber o que quero dizer, mas nao consigo. A energia inesgotavel... hum.. nao, é algo mais. Identifico-me. Assim está melhor.

Nesta altura o caderno começa a perder a tinta. Ja nao vejo bem o que escrevi. Pego no meu mp3, e ponho as musicas que me inspiram. Ah, olha..! A tinta re-aparece!

Lembro-me, ainda este ano, quando estavamos a conversar depois da catequese, e de repente perguntas-me: "Como é que achas que as pessoas se deviam casar?". O que me surprendeu nao foi a pergunta (talvez), mas o olhar de quem estava realmente interessada em ouvir o que tinha para eu dizer. "Eu? Nesta minha... juventude?!", pensei. Foi um momento raro. Nao que eu ache que as pessoas nao ligam nenhuma ao que eu digo. Mas sempre dei mais importancia à idade que nos separa, e achei que isso seria uma barreira para qualquer conversa credivel alem de "como vai a vida". Erro meu, eu sei.

Umas das coisas tambem engraçadas é que tenho alguem no meu curso que é muito parecida contigo. Nos oculos, na energia.. hum, cá está. Outro problema de expressao: sei que é parecida contigo, mas nao consigo perceber porque. Raramente a vejo, mas quando tal acontece, lembro-me de ti. Acreditas que isso me deixa com um sorriso na cara? Animo tantum bene cernimus.. So consigo explicar através disso. Por isso, sem termos horas de conversa e por muitas vezes as que temos sao pequenas e divertidas picardias, consigo escrever "tanto" sobre ti.

Ao remexer no caderno, caiu-me um papel que recebi no dia da caminhada do meu grupo de jovens, um dia antes da festa do Tó. A primeira frase dizia logo: "Onde encontrar o Senhor?". Se eu responder que tambem o posso fazer ao conversar contigo, seria estranho? Creio que nao. Tu percebes.

No fundo, ambos temos o poder de, em dias nublados, afastar nuvens. Devem ser dos nossos oculos :)

1 comentário:

Joana Marto disse...

Pois...
Não estava de longe à espera e claramente os teus óculos funcionarão melhor que os meus... é para mim uma alegria muito grande ler o teu carinho e saber que alguém de forma tao simples quanto inesperada nos diz que através de nós conseguem entregar Deus. Já valeu a pena as horas de conversa que (ainda) não temos.

Já me tinhas dito isso dessa tua colega e da forma como te vês no grupo.

A pergunta que te fiz foi mesmo por acreditar que temos tanto a aprender com quem está ao nosso lado naquele momento. Ainda bem que eras tu ( e não o teu irmão, por exemplo =P)... e é uma pergunta a que volto muitas vezes e tento reaver e reouvir o que na altura falamos. Oxalá tenhamos mais para descobrir.

Obrigada por seres sempre um encontro d'Ele e por vê-Lo nos outros. Isso certamente será mais dos teus óculos e da ânsia que tens em que eles desvendem coisas bonitas.

Grande beijo e obrigada.