terça-feira, 21 de abril de 2009

Companhia

Estou cansado.

Cansado de maus resultados, cansado de trabalhar, cansado de estar cansado.

Nao, hoje nao fui dormir a casa. Nem sequer em Lisboa.

Hoje, quando sai do carro, senti logo. Aquela brisa. Aquele odor longiquo mas presente.. de mar. Hoje fui dormir a Faro. Tinha que ser. Era necessário. Preciso de descansar de tudo.

Fechei a porta com cuidado. A Rua da casa da minha avó, em Faro, fica inundada em total silêncio, à noite. Nem carros se ouvem. Qualquer passo é estridente, e ao mesmo tempo, acompanhador.
Adoro estar em Faro. Parece uma ilha desgarrada de tudo. Mas nem ilha o é!

Carro fechado, atravesso a rua. Olho para cima. A sala está com luz, mas so de presença. A minha avó ja esta a dormir a esta hora, é certo.

Meto a chave na porta. Abro, entro, e fecho. Som caracteristico. Abro a luz.

Lembro-me quando, em mais novo, o meu avô aguardava no final da escadas, para que eu corresse e fosse ter com ele. Cada momento desses era ouro. A memória continua a se-lo.

Agora, mais velho, com mais responsablidades, subo essas mesmas escadas consciente de que, por vezes, agora sou eu o "Senhor Ferreira". Nao soa mal. Mesmo nada mal.

Luz acesa, abro a porta com a chave tao estranha. Acho sempre fascinante. A luz apaga-se. Tenho cuidado ao abrir a porta, costuma chiar.

Entro e a luz de presença está aberta na sala. Oiço a respiração da minha avó, a dormir no quarto.

Aquele silêncio. Aquele. Oiço qualquer respiração que faça. Pé-ante-pé, depois de ter fechado a porta com a melhor técnica que sei, vou para a sala.

Fecho a porta, atiro-me para o sofá. Deixo estar assim, e uma paz invada-me. Sempre. Fecho os olhos, mas nao gosto de adormecer ali. Gosto de ver um bom filme, e quando esse filme acaba, ver outro que nao estava à espera.

Os olhos ja pesam. Foi da viagem. Levanto-me, cambaleando com o sono, e levemente irritado por ainda nao estar com a cama feita. Vou à cozinha beber agua. Cada passo, gesto, olhar é deliciosamente efectuado. Saber estar em Faro requer.. técnica! Sorrio ao pensar na parvoice desta frase, embora saiba o que significa.

Volto para a entrada. Puxo do sofá-cama, estico os lençois, tudo feito. Desligo a luz da sala. Agora é aos trambolhoes que vou ter à cama. Deito-me.

Agradeço a Deus estes momentos. Momentos em que sei que estou a re-viver uma memória futura.

Ali, naquela casa, nada me faz mal. Ali nao há contas a fazer, trabalhos a entregar, nao há a azafama do costume.
Fecho os olhos, e rapidamente adormeço.

E ainda sinto que a meio da noite ele lá vai, puxar os lençois um bocado mais para cima, e verificar se tudo está bem.

O cansaço desaparece, e entra-se num silencio profundo.

2 comentários:

Anabela disse...

(Espero que agora consiga! Se conseguires ler este comentário vais perceber que fui bem sucedida! Lol!)

Olá Pedro! Realmente consegue-se viver, graças à tua descrição, as sensações que tiveste, ou plo menos um bocadinho! Fez-me lembrar a minha infância em que ia, religiosamente, em todas as férias à terra dos meus pais! E há músicas até que me fazem lembrar das noites, de imaginar o que as matas escondiam à noite, da vida que iria começar quando todos já estavam a dormir, da Lua que era sempre enorme e das estrelas que estavam tão perto,... dos lobos: um místico de medo e fascínio que só ali fazia sentido!... e lembrar-me da minha infância! Que, graças a Deus tive uma feliz! Fartei-me de brincar e rir! Sei que faz falta ter boas recordações! E sei que agora, já crescidos, já somos nós que fazemos as nossas recordações! Mas uma coisa que descobri é que adoro "viver" no futuro: imaginar, claro, as coisas que eu quero que aconteçam! É um re-viver futuro, como disseste e eu achei piada! Percebi que te estavas a lembrar do teu avô... e assim ele está contigo, assim acreditamos! E o que acreditamos é o que existe! Mas percebi que precisas de sentir que alguém cuida de ti, que alguém não espera nada e te mime!...Sim, uma pausa faz bem para cuidarmos da nossa criança! Desejo-te bom descanço e umas cócegas para o teu Eu mais pequenino! Precisas de te divertir mais!! Olha, como eu me tenho divertido convosco, que há muito que não me ria assim, e adoooro rir! Obrigada! Agora vou cuidar do meu pequenino filhote, que já chama por mim! :P Beijos! Anabela

Anabela disse...
Este comentário foi removido pelo autor.