sábado, 18 de julho de 2009

Querido Avô:

É bom ter memórias. Hoje recebi umas partituras que tinha mandado vir do Porto. Mesmo com o quarto num caos, la me sentei ao orgao para descobrir a tao emocionante fuga 539 de Bach. Confesso que é qualquer coisa de espectacular. Se nao conheceres, recomendo vivamente.

É bom ter memórias. Quando regressava hoje para casa, descobri que escrever e tocar sao coisas parecidissimas. Alem de ambas contar a mais simples história, ja reparaste que se nao praticares as duas com alma, nada vai sair?

Repara: Se eu escrever um texto que devia transmitir desanimo, se eu nao escrever na altura que estou a sentir esse desanimo, entao nao vou conseguir transmitir esse sentimento. O mesmo se passa com a musica: se eu tocar sem qualquer intençao interior, entao nao vale a pena. 

Mas aqui, Avô, é que está o bestial: ambas precisao de reflexao! Perceber uma musica, escrever um texto. Nada sai de repente. E o sentimento procura-se, porque vem ao reflectir. 

Caramba. No outro dia vi-te nas filmangens habituais do meu pai. Ele tem razao: a persistencia vale a pena. 

Hoje sinto pena de nunca termos trocado conhecimentos de Canto Gregoriano. Mas ambos sabimos o truque secreto da ordem dos sustenidos e bemois, que dava um toque ligeiramente requintado a qualquer conversa. 

É assim. É bom ter memórias. Vivas! Que nos façam sorrir! Porque sao essas que me fazem ter a certeza...

... de que nos veremos para lá do Sol posto!


4 comentários:

Anabela disse...

... Já está explicado: és um rapaz reflectivo, pois sentimos sempre qualquer coisa, um envolvimento com o que contas, como se criasses ambiente! Intencional ou não...
E falando de Memórias, estava eu na minha sessão de limpezas da casa e, enquanto isso, lembrei-me de uma música do meu tempo, do grupo "Onda Choc" (faziam adaptações de músicas conhecidas) e parte do refrão era "...oh Pedro pára de sonhar, oh Paula pára de sonhar!"... e, do nada, tive uma revelação: dos Apóstolos, Pedro era irmão de André...
Ah! Já agora, posso fazer uma pergunta indiscreta? Tem alguma intenção o fundo do teu bolg ser agora verde, em vez do tradicional preto?...Ciao!

Anabela disse...

*reflexivo :P

Anónimo disse...

eu diria q é por amor ao Sporting
lol

se for aquele truque em q tou a pensar não é nada secreto =P
"Frade ao Sol reza a missinha"?

beijinhos, boas férias ***

Luís O disse...

é bom ter memórias, mas é ainda melhor nuncas as deixar fugir. quer sejam boas ou más (:

ps: verde?