segunda-feira, 5 de abril de 2010

Páscoa

A Páscoa tem que ser tambem um tempo de interiorização e reflexao. Aliás, creio que a própria extençao dos acontecimentos ajuda. 

Este ano debrucei-me sobre a passagem do malfeitor, aquando da crucificação de Jesus, Lucas 23, 40-43.

Note-se que esta passagem só acontece em São Lucas, "adepto" de conversões que revela nos seus textos. Nos outros Evangelistas, apenas a referecia de que os "malfeitores O insultavam". Não sendo suficiente para duvidar da veracidade da cena de São Lucas, permite uma interessante reflexão.

O malfeitor é o primeiro a acreditar na ressureição de Jesus, quando Este está crucificado: "Jesus, lembra-te de mim, quando estiveres no teu Reino". Mais, quando todos os outros que nao eram discipulos de Jesus, O viram crucificado, duvidaram e "abanaram a cabeça" em sinal de reprovação. Contudo, foi ao ver Cristo crucificado que o malfeitor reconheceu: "Nem sequer temes a Deus, tu que sofres o mesmo suplicio?", disse ao outro malfeitor. 

É interessante pensar que o primeiro a acreditar e "perceber" os acontecimentos correntes era um malfeitor, que reconhecia o mal das suas acçoes! No seu sofrimento, foi humilde (?) para perceber que ao seu lado estava a ser crucificado Aquele que o ia salvar. Não hesitou. 

Jesus nao ignora, é directo na resposta: "Hoje estarás comigo no Paraíso." Os primeiros a entrar no Reino seria Jesus... e um ladrão. Só revela a principal mensagem de reconciliação que Jesus trazia. É curioso notar que nos capitulos seguintes, tanto os discipulos como Maria e Maria Madalena, encontram-se fechados em casa, "nao se lembrava do que Jesus tinha dito acerca do terceiro dia".

O malfeitor tambem nao saberia, quase de certeza. Contudo, a ideia principal está que este se converteu, não num momento de pregação de Jesus, mas sim no momento mais duro da vida de cada um deles.

Pedro negou Jesus três vezes, e Este nem havia sido ainda crucificado. O malfeitor cumpre assim: "tudo o que pedirdes com fé, na oraçao, ser-vos-á concedido". 

1 comentário:

Cacao disse...

boa introspecção. próximo passo: oração. o salto do budismo para o cristianismo é passar de uma conversa consigo para uma conversa com Ele.

Claro que nao era isto que eu queria dizer. Era mais: SEU DESNATURADO! JA NAO SE LÊEM BLOGS? Espero nao ter que dizer mais nada a seguir a isto. é bom que percebas o que estou a querer dizer! pffff. Esses "ocultos" andam noutra!