sexta-feira, 13 de junho de 2008

Música!







É verdade, a classe de orgão do Instituto Gregoriano de Lisboa estava metida em mais uma audição. Desta vez, na moderna igreja de Linda-a-Velha, dia 18 de Junho, às 16 horas. Conta tambem com a intervenção do Coro Gregoriano do IGL. E iremos efectuar a obra Missa para os Conventos, de François Couperin.



Inicialmente era para ser gravado para a Antena2, mas inflizmente, e devido ao Euro, nao houve pessoal disponivel para tal. Mesmo assim, tivemos a oportunidade de ter uma MasterClass com o Professor Jose Uriol, o qual se revelou bastante simpático, atencioso, e um grande professor.




Esta pequena aventura, que ainda nao terminou, começou ontem à noite. Fomos assistir ao concerto do Professor, (eu, o Ricardo, o Joao e o Daniel), e na vinda a festa foi enorme, muito em parte à boa disposição que havia no grupo. Hoje tinhamos a MasterClass, e foi um dia bem passado.






Apesar das várias opinioes existentes serem todas muito contrárias, creio que é uma igreja espectacular. Por ser diferente, por ser original. A única coisa que me desagrada é um pintura no tecto, em que se vê a mulher a sair (literalmente) das costelas do homem. Enfim..


O órgão é bastante engraçado, visto de fora e para quem o toca, pois o som, alem de sair da frente (como é usual), tambem saí das "costas" do organista.







(Segundo o prof, dois virtuosos do orgao. Segundo nós, dois desleixados do mesmo! - Daniel e eu)


Gostei da partilhas de experiencias. Nos seus 70 anos, o Professor foi espectacular, na maneira como interagiu connosco, na sua peculiar maneira de agir. De certo, se visse aquele senhor na rua antes de ele ter actuado, jamais imaginaria que ele era um dos maiores organistas, reconhecido a nivel mundial pelo seu trabalho de peças ibericas, etc..!


(Daniel, eu, Joao - Final da MasterClass, cabeças cansadas, poses pouco compreensiveis!)

Nao estava com muita vontade de ir, ao inicio, muito em parte devido ao trabalho que tenho tido e terei. Mas no final, soube bem. Fugir à rotina, fazer algo de que gosto muito, e acima disso, estar bem reunido! Valeu a pena :)

P.s.: Para quem sabe: "CERVEZAAAA! AHH! AHH! AHH! AHH!"

2 comentários:

Anónimo disse...

André, estás com uma granda pausa na 1ª foto! lol
Um dia muito fixe... há que repetir...

Aquele abraço.

Anónimo disse...

Esqueçi-me de uma coisa...

CERVEZA! AH, AH, AH, AH.... saíta!